Mais sobre o Ramadan

Como o assunto Ramadam gerou alguns comentários e dúvidas, volto a falar sobre ele.

O Ramadam não tem data fixa para acontecer no calendário gregoriano, e pode se situar em qualquer data dos meses que vão de janeiro a dezembro. O Ramadan é o nono mês do calendário islãmico, que é um calendário lunar.

Durante o período do Ramadam as pessoas são aconselhadas a fazer uma grande refeição antes do sol rair, chamada de Su-hoor, e jejuar durante todo dia, até a hora do ” quebra-jejum”, a refeição chamada Iftar. O jejum inclui beber água, fumar e fazer sexo.

Eu não sou muçulmano, não faço jejum. Mantenho uma postura respeitosa de não comer ou fumar em frente de quem jejua.

Na Tunísia você tem poucos restaurantes abertos durante esse período. Mas na maior parte dos países árabes NENHUM RESTAURANTE ABRE. Isso significa que você tem que almoçar em casa, ou levar comida de casa para o trabalho, e comer e beber “escondido”, para evitar ofender quem está jejuando.

Na wikipedia há uma lista de sites sobre o Islã e sobre o Ramadan, em português.

THE INCREDIBLE HULK

Isso é papo velho para quem já viu o filme, que por sinal já saiu no cinema há algum tempo. Mas eu que só tive a oportunidade de assistir o filme hoje.

O filme é bem melhor que o último que eu tiha visto sobre o Hulk alguns anos atrás, que era um sonífero terrível. Esse novo tem efeitos especiais bem caprichados, uma trama bem mais interessante que mistura vários elementos dos quadrinhos mais recentes e uma curiosidade, o filme começa no Rio de Janeiro.

Fora todas as loucuras típicas das histórias em quadrinhos, que você já espera indo ver um filme do Hulk, a ambientação no Rio de Janeiro tem elementos para fazer rir qualquer carioca: Bruce Banner falando um português básico, a invasão de um grupo de elite do exército americano de uma favela do Rio (sem ser incomodados pelos traficantes) e um bando de gente falando português meio angolano e uma favela.

Achei legal a favela, ver a escadaria do Selaron e o relógio da Central  em Holywood.

Quanto à história, eles mudaram a origem do Hulk, do Abominável e do Líder. Isso é normal nas adaptações de cinema, os fãs fiéis de quadrinhos ficam fulos, mas não há como negar, que na história para o cinema, tudo ficou encaixado direitinho.

Me desculpem os puristas mas serviu para divertir uma quarta-feira a noite.

Mais um Ramadam

Na religião muçulmana o Ramadã é um período do ano que dura aproximadamente um mês no qual os fiéis jejuam durante o dia e festejam durante a noite.

A data exata do início e do fim Ramadan varia de acordo com o posicionamento da lua no céu, e este ano, está começando hoje.

Morando em um país muçulmano, tenho à minha volta várias pessoas que estão passando por esta experiência neste momento. É preciso ter uma certa sensibilidade com a religiosidade dos outros para evitar gafes.

Na Tunísia, onde há muita influência européia, e a religião não é vivida de forma intensa como nos países do Golfo, é mais fácil para um não muçulmano levar uma vida normal. Alguns restaurantes abrem normalmente durante o dia, mas servem somente a não muçulmanos, geralmente estrangeiros.

Alguns conselhos para evitar constrangimentos, durante o período do Ramadan, que devem ser seguidos quando na presença de muçulmanos que estejam fazendo o jejum:

  • Não comer;
  • Não beber;
  • Não fumar;
  • Não ouvir música;
  • Não contar piadas;
  • Evitar qualquer atividade que possa ser considerada diversão.

Durante o dia, é preciso ser discreto para não ofender aqueles que estão seguindo a religião, no caso a maioria dos que vivem aqui. A cidade fica um cemitério e o horário de trabalho fica reduzido das 9:00 às 15:00, em horário contínuo.

Durante a noite as pessoas fazem banquetes, cantam, dançam, se divertem até a madrugada. Dependendo de onde se vive é até difícil dormir com os carros que passam e buzinam, os vizinhos que  reúnem a família cantam e dançam, em geral até umas 4:00 da manhã. Os bares abrem, as lojas reabrem, e a cidade se transforma completamente durante a noite nesse período.

Para um brasileiro a coisa toda é bastante exótica, mas acredito que como este é meu segundo Ramadan, vou me acostumando…